Deputado cobra a realização de concurso público na Empaer

Redação do Gazeta Digital

A falta de assistência técnica rural é maior problema enfrentado pela agricultura familiar em Mato Grosso. Preocupado com as famílias que estão abandonando o campo devido às dificuldades, o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) suplicou ao governador do Estado, Silval Barbosa a realização de concurso público para o cargo de técnicos na Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Mato Grosso é rico na produção de grãos e pobre na agricultura familiar”, disse Ezequiel durante sessão plenária realizada na manha desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa. “A produção através da alta tecnologia é a única que está desenvolvendo no Estado, porém a agricultura familiar sofre com falta abastecimento de água, energia e assistência”.

Segundo o deputado, o governador precisa realizar o concurso ainda em 2013, tendo em vista que 2014 é um ano político. “Os trabalhadores rurais não podem ficar tanto tempo sem apoio, é necessário garantir desenvolvimento na estruturação da pequena produção dessas famílias”.

No último dia 24 de setembro foi realizado na Assembleia audiência pública de autoria do deputado Ezequiel para debater os principais problemas dos pequenos produtores rurais, beneficiários de Projetos de Assentamentos Rurais do antigo Banco da Terra e do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Atualmente, o Estado conta com sete mil famílias em 208 assentamentos.

Na ocasião, o parlamentar destacou que estaria encaminhando À Sedraf, por meio da Unidade Técnica a solicitação dos processos relativos aos projetos no PNCF e Banco da Terra, que levaram a suspensão de novas contratações no Estado, informações quanto a atual capacidade operacional da UTE, quanto ao acompanhamento, supervisão, implantação, revitalização de projetos do PNCF/Banco da Terra e novos projetos.