Pular para o conteúdo

Sinterp

Fórum Sindical repudia postura protelatória do governo e AL quanto ao MT Saúde

Os representantes sindicais acreditam que os servidores prejudicados precisam ampliar pressão sobre os políticos que viram as costas aos seus interesses

 

O Fórum Sindical de Mato Grosso informa aos servidores do estado e demais cidadãos que o projeto de reestruturação do MT Saúde continua a ter a sua aprovação tristemente protelada, tanto pelo Governo do Estado quanto pelos deputados estaduais.

O que mais preocupa é que se aproxima o período de recesso parlamentar e, para espanto do Fórum Sindical, os usuários do MT Saúde continuam com atendimento precário, e alguns servidores e beneficiários não dispõem nem disto.

Por esta razão, o Fórum Sindical avalia que os servidores prejudicados e todos os cidadãos conscientes das responsabilidades que têm as autoridades públicas precisam participar cada vez mais desta luta. Não é mais possível imaginar que a rica estrutura administrativa e financeira do Estado seja colocada apenas a serviço de um pequeno grupo de privilegiados, como aconteceu no caso dos “excessos de arrecadação”, direcionados a pequenos e seletos setores da máquina pública, enquanto que perto de 100 mil servidores são relegados em quase todas as suas demandas.

Desde 2011, por diversas formas e sempre com a maior boa vontade, nós, sindicalistas que compomos o Fórum Sindical temos dialogado com os governantes e os parlamentares na busca de uma solução para essa estressante crise do MT Saúde. Até então, foram apresentadas quatro alternativas, sendo três delas propostas pelo Fórum Sindical e uma do governo do Estado.  As opções apresentadas por nós foram: a reestruturação do MT Saúde,  explanada diretamente ao governador, em audiência pública realizada em outubro de 2011, conforme o decreto em anexo; a aplicação do modelo de assistência aos servidores públicos utilizado no Mato Grosso do Sul, o plano CASSEMS; e o por fim o que  vigora no estado do Rio Grande do Sul, FAS-RS – Fundo de Assistência à Saúde (LEC 12.006 de 24 março de 2004). Já o governo sugeriu a criação do Programa de Assistência à Saúde do Servidor Público.

Os servidores e seus familiares sempre foram convidados a participar conosco na tomada de decisões e apresentação das referidas propostas. No entanto, precisamos nesse momento da participação massiva dos interessados em fazer com que esse assunto seja finalmente solucionado, pressionando os parlamentares e o governo para que tomem uma providência definitiva em relação à falta de assistência à saúde dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso, uma vez que nem mesmo as decisões judiciais para atendimento aos usuários do MT Saúde vêm sendo cumpridas.

Hoje, foi comunicado ao Deputado Dilmar Dal’ Bosco e à secretária adjunta da SAD, Ozenira Félix Soares de Souza, que caso não seja tomada nenhuma providência, os usuários que necessitam atendimento serão encaminhados diretamente à Assembléia Legislativa e ao Palácio Paiaguás.

 FÓRUM SINDICAL DE MATO GROSSO – Contatos para maiores informações:

SINTERP-MT              Gilmar                  9998-9247

SIAGESPOC-MT         Cledison                9971-6058

SINPAIG-MT            Edmundo                9649-6942

SINDSPEN-MT          João Batista             8462-9064

SINPP-MT                 Idejair                    9934-5411

SINETRAN-MT         Veneranda         8116-5535

SINDPSS-MT           Osvaldo              9225-1210

SINTEMA-MT          Gilcélio              9933-1937

ASSOADE-MT          Esteves             8402-4480

SINTAP-MT              Diany                9620-7557 

 Na foto acima, entrega da sugestão de decreto ao deputado Dilmar Dal Bosco pelos sindicalistas do Fórum Sindical.

 VEJA A BAIXO DOS DOCUMENTOS

Decreto Assistência à Saúde do Servidor

Legislação IPE-RSPortaria IPE RS Tabela