Lista tríplice: a luta continua

reuniao
Abertura da Assembleia Geral.

Da Assessoria/Fernanda Nazário

A luta do Sinterp-MT pela cumprimento da lista tríplice ainda não acabou. Isso porque durante a Assembleia Geral desta quinta-feira (12) o presidente do sindicato, Gilmar Brunetto, recebeu uma ligação do secretário da Casa Civil, Paulo Taques, que pediu mais um prazo para os empregados da Empaer-MT.

Paulo Taques se justificou dizendo que o Estado esta passando por uma reforma administrativa e por isso o problema da lista tríplice ainda não foi resolvido. O secretario garantiu retomar a discussão sobre esse assunto após o carnaval e voltará a se reunir com o sindicato para mostrar a proposta da reforma administrativa da Empaer-MT.

Além dos empregados de Cuiabá e Várzea Grande, participaram da Assembleia Geral os diretores regionais Esmeraldo Almeida da região de Sinop, Luilson Leonel de Rondonópolis, Elias Queiroz da Baixada Cuiabana, Amâncio Antunes de Alta Floresta, Marivaldo dos Reis de Cáceres, Joaquina Tenólio de Barra de Bugres, e os representantes da região de Barra do Garças, São Felix do Araguaia e Juína se manifestaram por escrito.

No total estiveram presentes cerca de 50 pessoas, e após o telefonema do secretário da Casa Civil o encaminhamento da reunião tomou outro rumo. Os empregados aceitaram dar mais essa chance para o governo, mas a decisão foi unânime: eles vão defender o avanço democrático da empresa e vão insistir juntamente com o sindicato para que suas vontades sejam respeitadas.

A vice presidente do sindicato, Ellen Costa, e o presidente, Gilmar Brunetto, leem o documento com a posição dos empregados de outras regiões que não puderam participar da Assembleia Geral, mas enviaram o encaminhado por meio dos diretores regionais.

Com mais esse voto de confiança dado ao governo, o sindicalista Gilmar Brunetto espera que a promessa feita por Pedro Taques de atuar democraticamente seja cumprida. “A Empaer teve uma reforma significativa com a lei 461 e não vamos aceitar que façam da empresa uma instituição politiqueira, essa nova lei veio para acabar com isso”, defende.

O sindicato já solicitou do secretário da Agricultura Familiar e Regulação Fundiária de MT, Suelme Evangelista, o acesso ao projeto de reforma administrativa e não teve retorno. O presidente da Empaer-MT, Layr Mota, também foi procurado, mas ele não tem conhecimento sobre o projeto. “Por isso vamos querer uma audiência pública para que o projeto não seja colocado goela baixo sem discussão”, diz Brunetto.