DEU NO ISSO É NOTICIAS: Obra da nova sede da Empaer está parada há quatro meses

Obra da nova sede da Empaer está parada há quatro meses

Presidente da Empaer culpa construtora responsável por paralisação

VINÍCIUS LEMOS – Isso É Noticia

A construção da nova sede da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está paralisada desde o início deste ano. Apesar de o recurso de R$5,2 milhões ter sido repassado para o órgão, as obras não evoluem. Por não haver sede, os funcionários da Empaer, através de sindicato, reclamam das condições de trabalho. O presidente do órgão, porém, afirma que um problema com a construtora ocasionou a paralisação das obras.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empaer, Gilmar Brunetto, relatou que a situação da obra, localizada no Centro Político Administrativo, é revoltante. “É vergonhoso ver tudo parado desde o começo do ano. Eles [Os dirigentes da Empaer] conseguiram recursos financeiros, licitaram a construção e agora não estão fazendo nada para o andamento da nova sede”, lamentou.

Brunetto reclamou de dificuldades ocasionadas pelo fato de o órgão não ter um local próprio. “Ficamos fora do Centro Político Administrativo, onde estão concentrados os principais órgãos. Estamos funcionando em um lugar que não é o novo, precisamos de uma sede para que possamos funcionar melhor”.

O sindicalista acredita que o local deve ser construído o quanto antes, para que o dinheiro das obras não tenha de ser devolvido. “O recurso para a obra [de R$5,2 milhões], se não for aplicado neste ano, vai voltar para o Tesouro Nacional. A Empaer vai acabar ficando sem sede”, argumentou. De acordo com Brunetto, a Secretaria de Cidades já foi notificada sobre a situação, porém nada foi alterado.

Entretanto, o presidente da Empaer, Valdizete Martins Nogueira, afirmou ao Isso É Notícia que o atraso na obra se deve a problemas com a construtora responsável. “A empresa estava com dificuldades na condução da obra, não seguia os cronogramas e, mesmo sendo notificada, não cumpriu os acordos. Acreditamos que ela esteja em processo de falência. Por isso, cancelamos a parceria”, contou.

A empresa responsável pela obra, a Construtora Panamericana, havia sido escolhida através de licitação. Porém, não havia uma segunda colocada no certame e, em razão do rompimento do vínculo, não há outra opção de empresa para conduzir a obra da nova sede do órgão. Por conta disso, um novo processo licitatório deverá ser aberto nos próximos 30 dias.

O presidente da Empaer informou que o rompimento do contrato com a antiga construtora não atrapalhará a condução da obra. “Gastamos em torno de 400 mil [reais] com a empresa. Mas esse valor ia sendo pago conforme ela ia trabalhando, por isso não tivemos prejuízo”.

Nogueira declarou que não há possibilidades de o valor da obra ser devolvido ao Tesouro Nacional. “O valor não retornará ao Tesouro porque a Empaer já pagou várias parcelas ao convênio e iremos renovar o contrato por mais dois anos”, assegurou. O presidente do órgão frisou que a nova sede estará pronta até junho de 2015.