Pular para o conteúdo

Sinterp

Empaer, 55 anos de História dedicada a Agricultura Familiar

Empresa tem papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) comemora, neste dia 15 de setembro, 55 anos, prestando serviço para as famílias rurais.

A empresa começou em 1964, com a criação da Acarmat – Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso.

Meio século de avanços na agricultura e pecuária possibilita a história retratar o desenvolvimento em mais de 90% dos municípios do Estado de Mato Grosso com inovações tecnológicas, cultivo sustentável e viabilidade econômica da propriedade rural.

Órgão oficial do Governo do Estado, a Empaer tem como missão gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural com prioridade à agricultura familiar. A agricultura e pecuária são atividades relevantes, especialmente por constituírem a base da geração de emprego, renda e da movimentação da economia dos municípios.

No Estado existem mais de 140 mil famílias de agricultores familiares que são responsáveis por mais de 70% dos alimentos consumidos pela população, produzindo mandioca, feijão, frutas, hortaliças, leite, aves, suínos, milho, arroz, café e bovinos de corte.

“Neste mais de meio século de existência, a Empaer teve um papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando para gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável com prioridade à agricultura familiar.”

A empresa está presente em 90% dos municípios, possui uma estrutura de mais de 135 unidades operativas, sendo um escritório central em Cuiabá, 130 escritórios locais, nove escritórios regionais, três centros de geração e difusão de tecnologia, um núcleo de laboratório, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas e uma estação experimental de piscicultura. E conta com a força de trabalho de pouco mais de 600 servidores.

O Governo do Estado publicou no dia 28 de dezembro de 2011, a Lei Complementar número 461 que autoriza a transformação da Empaer em empresa pública, prestadora de serviços públicos.

A referida Lei estabelece que o quadro efetivo da empresa seja composto com até 1 mil empregos públicos, e aprova o incremento do quadro de vagas. O concurso público foi realizado para contratação de 225 novos empregados.

A Assistência Técnica e Extensão Rural é um serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

É o mais importante instrumento que o governo dispõe para viabilizar e incentivar a agricultura familiar priorizando o atendimento socioeconômico, o desenvolvimento, a produção de base familiar, serviços de assistência técnica e extensão rural.

Os trabalhos de pesquisa, transferência e validação de tecnologia são fundamentais para a diversificação, melhoria da qualidade e produtividade da agropecuária. A pesquisa desenvolvida pela Empaer é voltada para a agricultura familiar, gerando novos conhecimentos e disponibilizando tecnologias adaptadas às condições do pequeno produtor.

A pesquisa trouxe inovações com o melhoramento vegetal de arroz, feijão, gramíneas forrageiras, gergelim, amendoim, mandioca, banana, abacaxi, maracujá flores tropicais e outros. Além disso, tem-se buscado cultivares eficientes no uso de fertilizantes, utilização de bactérias para fixação de nitrogênio, resistência às pragas e doenças reduzindo o custo de produção e contaminação ambiental.

O núcleo de laboratórios da Empaer presta atendimento aos produtores com serviços de análises de solo, nutrição animal e vegetal, fitopatologia, entomologia, análise de sementes, controle biológico de pragas e produção de mudas in vitro de banana, abacaxi, flores e etc. O fomento agropecuário é responsável pelas atividades centradas na promoção do desenvolvimento rural, tanto na área florestal como na agropecuária.

O setor desenvolve os projetos e programas de iniciativa pública, privada ou integrada de estímulo a cultivos diversos.

Centenas de agricultores e seus familiares foram atendidos pelo crédito rural. A agricultura familiar é a forma de produção em que a mão-de-obra, a administração da propriedade e o controle do capital é familiar. Tem nas atividades da agropecuária, do extrativismo, da pesca e de atividades não agropecuária, seu modo de vida.

A produção de alimentos pelos agricultores familiares é um dos pilares para a garantia da segurança alimentar, sustentação econômica e bem-estar das famílias rurais. O Estado desempenha papel importante ao levar aos agricultores políticas e serviços públicos de apoio a sustentabilidade, expansão e fortalecimento da agricultura familiar.

A Empaer em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário ( MDA), coordena a execução de projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a milhares de famílias rurais, sendo agricultores familiares, mulheres rurais, jovens rurais e população indígena em dezenas de municípios do Estado de Mato Grosso. Foram assinados contratos de prestação de serviços, através de chamadas públicas em execução, para atendimento de famílias em situação de extrema pobreza, produtores de leite e piscicultores.

Nestes 55 anos de existência, a Empaer teve um papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando para gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável com prioridade à agricultura familiar.

O serviço de extensão rural, no Estado, começou em 1964, com a Associação de Crédito e Assistência Rural de Mato Grosso (Acarmat), marco histórico para a agricultura e pecuária. A Acarmat executou os programas de assistência técnica e extensão rural até 1976, quando foi extinta, nascendo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Emater), empresa pública, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), que passou a ser a executora da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado.

Em 1992, foi instituída a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em decorrência da fusão da Emater, da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri) das quais é sucessora. É uma sociedade de economia mista, vinculada a Seaf-MT, dotada de personalidade jurídica de direito privado com patrimônio e autonomia administrativa e financeira.

O setor carece do trabalho da extensão rural na figura da Empaer, são 55 anos de história verticalizava ao pequeno agricultor e todos nós governo e sociedade sabemos da real necessidade de continuar esse trabalho.

Agradecimento especial aos valiosos servidores da EMPAER que não olvidam esforços mesmo a duras penas com uma estrutura que necessita de aporte vem conduzindo as atividades de extensão rural fazendo chegar ao pequeno produtor da agricultura familiar nos quatros cantos de Mato Grosso.

Max Campos é servidor público estadual do Indea m-MT e articulista político.