Pular para o conteúdo

Sinterp

ENCERRAMENTO DO PROJETO “ABÓBORA PARA QUE TE QUERO”? EMPAER/MT DE PONTES E LACERDA

A abóbora de ser apresentável e higienizada

 

EMPAER/MT de Pontes e Lacerda em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou no dia (30/05/2014) o encerramentos do Projeto “Abóbora para que te quero?”, o qual foi desenvolvido  pela Extensionista  Rural Maria  dos Remédios Vieira de Sousa,  através de Oficinas desenvolvidas  na Gleba Cerro Azul , Comunidades Nossa Senhora Aparecida e Rainha da Paz, ambas beneficiadas   Projeto MDA/2007/2008.

Fala da Coordenadora da EMPAER/MT, Região de Cáceres: Elicinéia Aparecida Fortes (Nega)

 

O evento contou com a presença  da Coordenadora Regional, Elicinéia Aparecida Fortes  que fez uma ampla explanação dos trabalhos desenvolvidos pela  EMPAER/MT  não deixando  de ressaltar a boa parceria com a Prefeitura. Na sequência  outros   representantes de  órgãos e Secretarias afins, como: Eva dos Santos Silva, Secretaria de Agricultura, Maria Sinforosa Martins, Secretaria de Cultura, representante da 1º dama.  

O ponto alto foi a palestra ministrada pela Nutricionista Marisi Candido Lopes, sobre o valor nutritivo da abóbora. O aproveitamento in-tegral  da Abóbora ficou por contas das mulheres rurais, orientadas pela Extensionista Maria dos Remédios ao lembrar que, além do aproveitamento,  as políticas de segurança alimentar e a correta manipulação dos alimentos e no preparo de inúmeras receitas, as quais foram degustadas pelos presentes.


A Hora da degustação. Só elogios…

 

Todas as (34) cursistas receberam  certificados. “A importância destas Oficinas se dá pelo fato de incentivar as famílias rurais a terem uma alimentação mais saudável, utilizando produtos produzidos nas propriedades, garantindo uma melhor qualidade de vida às famílias rurais”, destacou Maria dos Remédios.

Quiche de casca de abobrinha. Receita:  empaerponteselacerda@gmail.com

 

Macarrão de Abóbora e Macarrão com Abóbora: Receita: empaerponteslacerda@gmail.com

 

Sorvete de Abóbora também foi uma das estrelas: Receita: empaerponteslacerda@gmail.com

 

Entre os vários pratos degustados no encerramento do Projeto destacou também a panqueca de cambuquira de abóbora e a omelete de abóbora, alimento com mais nutrientes, mas sem perder o sabor. “Aproveitando  bem a abóbora as pessoas terão mais ideias para novas receitas e, consequentemente, diminuirão o consumo de produtos industrializados”, concluiu a nutricionista Marisi.Segundo Lúcia Baioco, “participar das oficinas foi  uma oportunidade ímpar, pois me possibilitou ampliar o conhecimento sobre os benefícios da abóbora para a saúde, além de aprender muita coisa que vou fazer em casa para minha família!”

 

A foto mostra a capa da cartilha distribuida entre os participantes e nome dos parceiros na execução do Projeto

 

Painel com fotos ilustrativas das Oficinas: Comunidade Rainha e Nossa Senhora Aparecida, ambas na Gleba Cerro Azul/MDA