Pular para o conteúdo

Sinterp

Governo regulamenta lei do sistema de sanidade agroindustrial

Inúmeras vezes o Sinterp_MT reivindicou a regulamentação

 

O Governo do Estado regulamentou hoje (22) a Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar e de Pequeno Porte (Susaf), antiga reivindicação dos agricultores familiares e extensionistas para comercialização os produtos de origem animal fora do município. Ao todo o sistema é regido pelo SIM (Sistema de Inspeção Municipal), o Susaf e o SIF (Serviço de Inspeção Federal) que são serviços de inspeção sanitária, responsáveis por conferir qualidade dos produtos de origem animal.

O presidente do Sinterp-MT, Pedro Carlos Carlotto, entende que o Susaf é essencial para viabilizar a comercialização dos produtos alimentícios, pois não basta só produzir, precisa também vender os produtos e para isso necessita da certificação  sanitária.

Luzia Amélia Souza de Freitas, secretária de agricultura do município de Alto Araguaia, aprovou a medida porque significa “segurança alimentar”.

Maria Adilis Martins Reis da Cooperativa de Produtos Alimentícios (queijos, ovos) do município de Chapados dos Guimarães destacou que a medida é importante para que as famílias não desistam da agricultura familiar, especialmente os jovens.

O vice-presidente do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto/Gauchinho pediu para não burocratizar o sistema e fez sugestões. Veja vídeo.

Assessoria Sinterp/Cecília Gonçalves