Sessão solene na Câmara Federal, dia 18, vai homenagear trabalhadores da ATER. Deputado Zé Silva acredita que entidade nacional virá em 2013

O deputado José Silva (PDT-MG) está confiando que a presidente Dilma Roussef deve criar, já no início de 2013, uma entidade nacional para articular e dinamizar os serviços realizados na área de assistência técnica e extensão rural em todo nosso país, reforçando o trabalho das entidades regionais. O parlamentar conversou com Gilmar Brunetto e também anunciou para o próximo dia 18 de dezembro, na próxima terça-feira, a realização de uma sessão solene na Câmara Federal em homenagem aos trabalhadores da ATER.

A criação da entidade nacional de ATER, para retomar o lugar da Embrater – extinta tristemente durante o governo de Collor de Mello – é a grande expectativa de todos os trabalhadores da categoria e também dos agricultores da Agricultura Familiar. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas já anunciou a formação de um grupo de trabalho (GT) para tratar encaminha esta demanda, com aprovação de representantes de frentes parlamentares do Congresso Nacional que atuam no setor, integrantes de empresas estaduais de agropecuária e de instituições que oferecem assistência técnica. A criação do GT é uma continuidade do debate que se travou durante a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária.

A necessidade de criação de um órgão específico para administrar os serviços de assistência técnica no Brasil também foi defendida pela presidente Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. Conforme Vargas, inicialmente, o GT será composto pelo MDA, pela Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural e pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O primeiro encontro da comissão deve ser definido ainda esta semana.

Confira, no vídeo, a entrevista com o deputado José Silva, que é extensionista em Minas Gerais e hoje atua na defesa dos interesses de todos os extensionistas no ambiente da Câmara Federal.