ANATER sinaliza uma nova história para a Extensão Rural e a Agricultura Familiar

 

A presidente Dilma anuncia nessa segunda-feira, 26/05,  na Cerimônia de Lançamento do Plano Safra de Agricultura Familiar 2014/2015 a regulamentação da ANATER – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, criada em 18 de dezembro passado.

 A mobilização para a criação da Agência marca um momento histórico na luta para o fortalecimento da Extensão Rural e da Agricultura Familiar. Com a ANATER, que deve iniciar sua operação com orçamento de R$ 1,96 bilhão, devemos alcançar  uma gestão mais eficiente das diretrizes da ATER, a racionalização dos processos de alocação e aplicação de recursos públicos, o fortalecimento das entidades de ATER e a melhoria dos seus serviços, reconhecidamente indispensável ao nosso País.

Na Câmara Federal, nos últimos meses, mobilizamos amplos setores em audiência pública, levamos a questão para o País inteiro através de pronunciamentos e debates, organizamos diálogos com áreas estratégicas do Governo, e consolidamos propostas para uma regulamentação da ANATER que propicie a realização de todo seu potencial de agência coordenadora do Sistema de ATER. 

Entre as propostas apresentadas estão a formação de sua diretoria com um perfil técnico, a melhoria de processos para ampliar o acesso ao crédito rural, a desoneração de
Estados e municípios na manutenção dos serviços de ATER, e a universalização desses serviços para todos os agricultores familiares.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.