Deputado pede inclusão de produtores rurais no Programa

O deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT) esteve no último dia 28 com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio, para pedir que a Associação de Produtores Rurais do município de Acorizal seja inserido no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento.

O parlamentar explicou ao secretário que os produtores precisam de um local para plantar, produzir e garantir uma renda mensal. “Nossa luta é para que estes trabalhadores tenham um pedaço de terra para morar, produzir e tirar o sustento próprio e da família ,além de uma renda mensal”, explanou o deputado.

Além disso, o deputado explicou que inserir os produtores no programa, vai ao encontro das necessidades da Associação. “Eles querem adquirir a terra dentro das normativas do programa,inclusive já contrataram empresa conveniada para fazer a análise do perfil dos produtores e das condições produtivas das terras”.

O secretário deixou claro que, caso estejam dentro das regras definidas pelo Crédito Fundiário, os produtores terão a terra garantida”, pontuou Valtenir.

São cerca de 150 famílias dentro da Associação, que serão beneficiadas com o programa Crédito Fundiário. O recurso também poderá ser usado na melhoria da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural.

Além de garantir um pedaço de terra, o agricultor poderá construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma sua atividade.

PNCF – É composto de um conjunto de ações que promovem o acesso à terra e aos investimentos básicos e produtivos, que permitem estruturar os imóveis rurais. O Programa apóia-se nos princípios da participação, controle social, transparência e descentralização.

As famílias são as responsáveis pela escolha da terra e pela negociação do preço, além da elaboração da proposta de financiamento. O PNCF possui condições diferenciadas de acordo com o valor do financiamento e o prazo de pagamento é de até 20 anos, com 36 meses de carência.

Quem se enquadra nos critérios do Programa, deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais ou da Agricultura Familiar de seu município ou entrar em contato com a Unidade Técnica Estadual.
(Larissa Malheiros/Assessoria)

Fonte: Diário de Cuiabá