Pular para o conteúdo

Sinterp

Fávaro diz que parceria com Empaer é bem vinda

Mapa e Embrapa asseguraram estar de braços abertos para parceria com a Empaer-MT

Na segunda-feira, 21, durante apresentação do projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa(Umipi) da Baixada Cuiabana, na sede da Superintendência Federal do Mapa, em Várzea Grande (MT), o presidente do Sinterp-MT, Gilmar Antônio Brunetto/Gauchinho, satisfeito pela vinda de uma unidade da Embrapa, luta iniciada pelo Sindicato formalizou pedido de compartilhamento dos campos da Empaer-MT com a Embrapa em Várzea Grande e Rosário Oeste. Medida necessária em virtude de o Governo do Estado está desativando esses importantes campos da Empaer-MT.

      Governo do Estado/Empaer não participaram do evento. Veja vídeo.

Em resposta aos questionamentos dos jornalistas sobre movimentos do Governo do Estado para extinção da Empaer, e se há possibilidade de parceria com a Embrapa, o ministro Carlos Fávaro afirmou que “tem total interesse na experiência dos profissionais da Empaer, profissionais que fizeram muito por Mato Grosso e não se pode simplesmente fechar as portas da Empaer”. Veja entrevista do ministro Fávaro e da presidente da Embrapa Silvia Massruhá.

A unidade da nova Umipi será instalada no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área onde funcionou a estação de pesquisa em piscicultura da Empaer. A Umipi será ligada à Embrapa Agrossilvipastoril, centro de pesquisa descentralizado com sede em Sinop (MT).

Os trabalhos desta Unidade Mista de Pesquisa e Inovação abrangerão uma região composta por 11 municípios na Baixada Cuiabana. Terá foco na agricultura familiar, em cadeias como fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, sistemas produtivos (SAF e ILPF) e alimentos territoriais.

Cecília Gonçalves/Imprensa/Sinterp-MT