A Empaer completou 49 anos de atividades em Mato Grosso. Quem merece homenagem, acima de tudo, são os seus Trabalhadores

A Empaer completou 49 anos

Neste  15 de setembro de 2013, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) completou 49 anos de atividade no Estado de Mato Grosso. É uma história de grandes realizações, sustentadas, acima de qualquer coisa, pela garra dos seus Trabalhadores, responsáveis mais diretos pela sobrevivência e pela permanência da empresa, como instrumento de apoio à  família rural de nosso Estado.

O 15 de setembro é uma data festiva e o Sinterp – Sindicato que congrega os trabalhadores da Empaer, a comemora com a certeza de que nossa Empresa ainda tem muito o que realizar em defesa do pequeno produtor rural e pelo fortalecimento da Agricultura Familiar.

Só que este futuro de realizações depende muito da melhoria das condições de trabalho na empresa e de iniciativas como a construção da nova sede e a efetiva realização do Concurso Público que é um passo fundamental dentro do processo de reestruturação que tem sido a bandeira principal da luta de nosso Sindicato.

Continuidade da Empaer, uma vitória dos Trabalhadores

A Empaer foi instituída no ano de 1964, em decorrência da fusão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Empa) e Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Codeagri). Trata-se hoje de uma empresa pública, vinculada à  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

A Empaer, que enfrentou um processo de continuado esvaziamento durante os governos de Dante de Oliveira e Blairo Maggi, começou a ser recuperada em 2012, graças ao esforço desenvolvimento pelo Sinterp junto à administração do governador Silval Barbosa e às diversas bancadas que compõem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Nossa empresa atua em todos os municípios do Estado, disponibilizando os serviços de assistência técnica e extensão rural, pesquisa e fomento aos agricultores familiares através de 132 escritórios locais, nove regionais, três centros de pesquisa (Várzea Grande, Sinop e Cáceres), seis campos experimentais em atividades (Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos, Tangará, da Serra, Juína e Acorizal), quatro viveiros de produção (Cáceres, Sinop, Várzea Grande e Rosário Oeste) e seis laboratórios (Várzea Grande). Todo este trabalho vem sendo sustentado por uma equipe muito laboriosa e produtiva, apesar de reunir menos de 600 funcionários.

A grande expectativa, todavia, dentro da Empaer, é pela realização do concurso público já anunciado pelo governador Silval Barbosa e que garantirá a contratação de 255 novos Trabalhadores, sendo 100 técnicos de nível superior e 125 técnicos de nível médio.

Entre os produtos e serviços oferecidos pela EMPAER, através do serviço dedicado de seus Trabalhadores, estão:

1 – assistência técnica agropecuária;

2 – profissionalização e capacitação de agricultores;

3 – elaboração de projetos de crédito rural;

4 – apoio aos serviços básicos de saúde, educação e nutrição;

5 – apoio à  organização rural; assessoria em planejamento do desenvolvimento agropecuário municipal e elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR);

6 – execução de projetos de pesquisa e/ou validação de tecnologias com culturas anuais, frutíferas, olerícolas, pastagem, pecuária, piscicultura, essências florestais e recursos naturais renováveis;

7 – execução de análises laboratoriais de solo, fitopatologia, adubos e corretivos, nutrição animal e vegetal;

8 – produção e comercialização de mudas frutíferas, ornamentais, culturas perenes e florestais nativas;

9 – produção e comercialização de reprodutores suínos e alevinos;

10 – apoio e execução de Programas e Projetos do Governo Federal e Estadual (PRONAF, reforma agrária), elaboração e execução de projetos de recuperação, conservação e preservação de recursos naturais renováveis.

Vida longa à Empaer! No que depender do Sinterp e dos Trabalhadores que nela trabalham, certamente que nunca faltará ânimo para continuar resistindo!

VAMOS JUNTOS RECUPERAR A EMPAER!