Pular para o conteúdo

Sinterp

Aprovado Acordo Coletivo 2025/27 por unanimidade

Desde junho, a categoria discute as cláusulas do Acordo Coletivo

 

 

 

Pres. do Sinterp Gilmar Antônio Brunetto/Gauchinho, Dir. Adm. Flávia Almeida, Adv. Bruno Fernandes de Oliveira da Empaer

Veja o início das tratativas em 22 de agosto de 2025

 

O assessor jurídico do Sinterp-MT Dr Bruno Boaventura

Foi aprovado por unanimidade o Acordo Coletivo 2025 – 2027, em Assembleia geral extraordinária virtual, no dia 21 de outubro de 2025. O documento foi debatido e organizado pelo Sinterp-MT e Empaer. Para o presidente do Sindicato, Gilmar Antônio Brunetto/Gauchinho, o novo acordo significa avanço, principalmente porque a Empaer aceitou se empenhar para implantar o auxílio-alimentação para os empregados.

A diretora financeira do Sindicato, Ellen Silva da Costa, conduziu a negociação com o presidente da Empaer, Suelme Evangelista Fernandes, chegando a um denominador comum que atende bem à categoria. “Quero expressar meu agradecimento ao jurídico da Empaer porque nossas reuniões foram muito tranquilas. Na primeira reunião, eles apresentaram o Acordo Coletivo anterior que o Sindicato havia negociado e a partir da segunda reunião nós fomos construindo um novo acordo. O primeiro foi modificado para chegar no que está hoje”, disse Ellen, agradecendo a confiança dos colegas, da diretoria do Sindicato para ela fazer a interlocução com a Empaer.

Ellen ressaltou que aquilo que não estiver de acordo ou não atender lá na frente poderá ser passível de um aditivo, como o vale-alimentação está sendo motivo de empenho da Empresa por entender da dificuldade que os colegas têm no campo e precisam dessa ajuda para alimentação. Tudo isso já foi justificado para a Empaer e o processo já está tramitando nos órgãos competentes. “Estamos bastantes esperançosos que esse vale alimentação vai sair. Eu acredito que a gente vai ter sucesso”, reforçou Ellen.

Gauchinho lembrou que oficiou a Empaer para inserir a reivindicação do auxílio-alimentação na Lei Orçamentária Anual – LOA 2026, bem como pediu apoio ao deputado estadual Wilson Santos   para que ele faça essa emenda na LOA. “Avançamos, não conseguimos de imediato, mas eu acredito que vamos conseguir porque só a Empaer não tem vale-alimentação”, lembra o presidente do sindicato.

O assessor jurídico do Sinterp, Dr Bruno Boaventura fez um comparativo do acordo anterior com o proposto e acredita que teve avanços significativos só pelo fato de constar esse estudo sobre o vale-alimentação já é uma retomada da reivindicação e tem o relatório para que os filiados possam fazer a comparação cláusula a cláusula.

O colega Natan Queiróz também considerou que o Acordo Coletivo foi bem explicado. Agora segue para os protocolos no Ministério do Trabalho.

 

Imprensa Sinterp-MT

Cecília Gonçalves