Audiência pública sobre a venda do patrimônio da Empaer-MT

O Sindicato quer evitar a venda e/ou desativação dos campos experimentais e regionais de pesquisa e fomento dos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Sinop, Rosário Oeste e Várzea Grande.

O Conselho Deliberativo da Empaer já aprovou a desativação do Centro Regional de Pesquisa de Várzea Grande para construção de um conjunto habitacional popular, entre outros. O centro dispõe de 100 salas e laboratórios que poderão ser demolidos se o governo do Estado não mudar de ideia. No dia 6 de maio passado, o governo pôs em leilão parte do Campo Experimental da Empaer de Tangará da Serra, felizmente não houve comprador, pois há uma desvalorização anormal do imóvel, no qual foi estabelecido lance inicial de R$ 18.750.000,00, bem abaixo da cotação de mercado naquela região que é em torno de R$ 200 mil por hectare, o que resultaria em um valor inicial de R$ 29.854.000,00.

O Sinterp-MT é contra a venda da área pelo excelente trabalho que é realizado no campo, bem como pela riqueza hídrica com formação de duas nascentes do Córrego São José que poderão ser aterradas, prejudicando o meio ambiente de Tangará que já sofre com escassez de água.

Tal ação configura uma tentativa de desconstrução da estrutura da EMPAER e de sua atuação no fomento de mudas, sementes básicas e na geração e transferência de tecnologias para a agricultura familiar da região de Tangará da Serra.

Íntegra da Audiência Pública realizada em 24 de junho de 2024

Ao final foi formada uma comissão especial em defesa da Empaer

Imagem: TV Assembleia Legislativa de MT

Início da apresentação do presidente do Sindicato, Gilmar Antônio Brunetto, na defesa de cinco campos de pesquisas da Empaer

Valdir Barranco destaca a impostância da Empaer

Suplente de senador José Lacerda natural de Cáceres pede a manutenção do Centro Regional de Pesquisa da Empaer em Cáceres

Sindicato responde ao presidente da Empaer Suelme Evangelista Fernandes

Prof. Dr. Cassiano Cremon defendeu a excelência da pesquisa da Empaer de qualidade internacional. Veja vídeo onde ele fala sobre a alta qualidade dos experimentos da Empresa. Afirma que investir na pesquisa gera lucro e que nossos pesquisadores são cobiçados pelo mundo.

Prof. Dr. Daniel Abreu da UFMT fala da importância da pesquisa científica. “Investir na pesquisa é investir no futuro. Sem pesquisa o futuro de MT será duvidoso”, disse o pesquisador.

Laura Arruda e demais pesquisadores defendem a manutenção do Centro de Pesquisa de Cáceres, pois há produção científica mesmo com as dificuldades

Cecília Gonçalves

Assessoria de Imprensa/25 de junho de 2024