Pular para o conteúdo

Sinterp

Capacitação para família rural traz desenvolvimento para municípios

Mãos ocupadas, talentos que transformam vidas de famílias em municípios do interior de Mato Grosso em ações desenvolvidas pela Empaer-MT.

São cursos oficinas realizados em vários municípios. ¨O objetivo é capacitar as produtoras rurais com atividades que repercutem positivamente na renda familiar, com isso,  traz desenvolvimento para  comércios municipais”, explica a extensionista da Empaer, Rita Elvira Carvalho Rios, que há anos trabalha com famílias de agricultoras familiares em Porto Alegre do Norte, Alto Boa Vista, Santa Terezinha, Canabrava do Norte, Confresa, entre outros.

A extensionista conta que no período de 2019 a 2020 Foram realizado os cursos oficina: de diversificação de abóbora e mandioca no P.A Presidente no município de Santa Terezinha com 16 participantes; Derivados do leite no P.A Fartura no município de Confresa com 10 participantes; Pintura em giz de cera com 12 participantes e bolachas caseiras  com 11 Participantes P.A Manah no município de Canabrava do Norte; Derivados do leite P.A Fartura I no município Porto Alegre do Norte com 18 participantes e maletinha criativa no P.A Fartura II com 10 Participantes; Iniciativa que  incrementa a economia local, e até turismo, tendo em vista que muitos visitantes costumam levar objetos de  lembranças para familiares.

Rita mostrou como diversificar mandioca e abóbora no P.A Casulo Vida Nova no município de Alto Boa Vista com 14 participantes. Com variedades de pratos como; Abóbora: macarrão, pudim, pão e docinhos, mandioca: brigadeiro, beijinho, sonho, croquetes e chip.

Trabalhou com derivados do Leite: queijos minas frescal, meia cura, muçarela e ricota, doce de leite pastoso, iogurte, todinho.

Artes em forma de bolachas; bolachas de fubá, de nata, de manteiga, bolachinha de limão e bolachinha de amoníaco.

Cecília Gonçalves/Assessoria