Coordenadores da Faser falam sobre a situação da extensão rural no Brasil

capa 3

Da Assessoria/Fernanda Nazário

O Coordenador Geral da Faser, Manoel Saraiva, revelou durante entrevista com o Sinterp-MT que a preocupação maior no momento é com a repercussão da extinção da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) da Bahia.  Saraiva teme que esse fato se repita em outros estados do Brasil, para isso não ocorrer ele pede que o extensionista não desanime e entenda que esse trabalho é muito importante para a transformação social.

Para encorajar o trabalhador a não desistir, o coordenador relembra que no passado o extensionista era a terceira pessoa mais importante dos municípios. A primeira era o Prefeito e a segunda era o Padre. “Nós precisamos resgatar essa dignidade, porque independente das circunstâncias, a extensão rural brasileira sempre da um fôlego de sobrevida”.

O país esta atravessando um momento difícil, principalmente na área econômica, diante disso, Saraiva aconselha que o extensionista seja criativo. Ele terá que buscar apoio dos movimentos sociais, dos produtores, das associações e dos sindicatos rurais, “porque quando o extensionista estabelece parcerias ele esta se fortalecendo”, explica o coordenador.

Já o Coordenador Financeiro acredita que o extensionista precisa usar a ferramenta importante que ele tem nas mãos: o poder de organização social. “Hoje estamos presentes na maioria dos municípios, então, temos que mostrar para os formadores de opinião a importância da extensão rural. Os políticos precisam ter claro esse nosso papel. Mesmo diante das adversidades temos que ter força”.

Veja a entrevista com os coordenadores nos vídeos abaixo: