Pular para o conteúdo

Sinterp

DIA HISTÓRICO: A grande festa dos 50 anos da Empaer

DSC_0508
(Dir. p/ esq.) Claudio Ximenes (Diretor Financeiro Empaer), Almir de Sousa Ferro ( Diretor da Empaer), Osmano de Freitas ( Diretor do Sinterp e mediador dos paineis), Florindo Dalberto (presidente do Consepa), Gilmar Brunetto (presidente do Sinterp), Valdizete Martins Nogueira ( presidente da Empaer MT), Manoel Saraiva ( coordenador geral da Faser), Hur Ben ( representando o MDA), Nilton Macedo ( representando a Fetagri) e Hector Barreto ( representando a Asbraer)

Aniversário de fundação da empresa foi comemorado com palestras, homenagens aos fundadores, sessão solene na Assembleia, debate entre candidatos a governador e bailão animado por Roberto Lucialdo e Assassinos do Samba

Os 50 anos de fundação da Empaer – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) motivaram, nesta segunda-feira, 15 de setembro, um dia inteiro de festividades, marcado pela realização de palestras, homenagens aos fundadores, sessão solene na Assembleia Legislativa, um encontro com os candidatos a governador e um bailão, animado pelo cantor e compositor Roberto Lucialdo, que varou a madrugada de terça-feira.

Manhã de debates

Mais de 400 pessoas, entre funcionários e autoridades, participaram da abertura oficial das comemorações que aconteceu no Hotel Fazenda Mato Grosso, com uma série de painéis sobre as lutas da extensão rural e o processo de construção da empresa.

O presidente da Empaer, Valdizete Nogueira, destacou o momento histórico, trajetória da empresa e a realização do concurso público com a chegada de 100 novos funcionários. Ele garantiu que a empresa tem muito que comemorar, já que atende mais de 35 mil produtores rurais por ano, atua em 122 municípios do estado, oferece assistência técnica, extensão rural e inovações tecnológicas. Lembrou que, no passado, os técnicos da Empaer até mesmo ajudavam a alfabetizar os filhos dos produtores rurais nas comunidades do interior.

– A empresa também presta um relevante serviço social aos pequenos produtores rurais de Mato Grosso, – garantiu Valdizete.

O coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Hur Ben Corrêa da Silva, incentivou os trabalhadores a comemorarem com muita alegria os 50 anos de existência da Empaer.

– Nos anos 90, sentimos nossas mãos vazias e hoje esse ambiente representa o sonho de reconstruir a extensão rural. Nossa maior conquista é deixar um legado e esses jovens concursados serão nossas esperanças de continuidade. Tenham fé e façam com amor o trabalho de um extensionista – disse Hur Ben que, no ato, representou o ministro Laudemir André Müller.

O assessor do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e ex-presidente da Empaer, Juarez Fiel, assegurou que o meio século de atividades da Empaer é um marco histórico e parabenizou os funcionários pelas conquistas e trabalho prestado no campo.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Luiz Carlos Alécio, lembrou da responsabilidade com o agricultor familiar em prestar atendimento e mencionou que a única empresa que pode fazer isso é a Empaer. O chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrossilvipastorial, João Flávio Veloso e Silva, reafirmou o compromisso com a Empaer no desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias. “Nós sabemos do desafio e da importância do trabalho de vocês”, assumiu João Flávio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso (Sinterp) e um dos organizadores do evento, Gilmar Bruneto, reverenciou os funcionários da empresa pelos serviços prestados e destacou o momento de ascensão com a criação da Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). “O maior patrimônio de uma empresa são seus funcionários, parabéns a todos pela conquista e dedicação”, declara Bruneto.

Também participaram da abertura, realizada no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, no período da manhã (8h às 12 horas), o presidente do Conselho Nacional de Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto, o diretor da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Héctor Leal, a presidente do Sinetran, Veneranda Acosta, que também representou o Fórum Sindical de Mato Grosso, o coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público do Brasil (Faser), Manoel Saraiva, o reitor em exercício da UFMT, João Carlos de Souza Maia, o Delegado do MDA em Mato Grosso, Nelson Borges, o presidente da Fetagri, Nilton José de Macedo, e os diretores da Empaer, Almir de Souza Ferro, Eliane Forte Daltro.

Sessão especial

No período da tarde (14h às 18 horas) foi realizada a sessão especial na Assembleia Legislativa, proposta pelos deputados Ezequiel Fonseca (PP) e Emanuel Pinheiro (PR) em homenagem aos fundadores, ex-presidentes e funcionários da Empaer.

Receberam a medalha do mérito “Jonas Pinheiro”, considerada a mais alta condecoração criada pelos membros da Asbraer, 15 fundadores e 29 autoridades ligadas ao desenvolvimento da Empaer. Homenageado in memoriam, o ex-presidente da Empaer e ex-senador da República Jonas Pinheiro, já falecido, foi representado por sua viúva, a ex-deputada federal Celcita Pinheiro que, muito emocionada, releu um discurso escrito pelo marido em homenagem à Empaer e a seus servidores.

Debate com candidatos

De volta ao Hotel Fazenda, os trabalhadores da Empaer receberam a visita de quatro dos cinco candidatos que disputam o cargo de governador de Mato Grosso, a partir de 2015. Pedro Taques (PDT), Lúdio Cabral (PMDB), José Muvuca (PHS) e José Roberto (PSOL) falaram dos seus planos planos e responderam a questões levantadas pelo Sinterp e pela Fetagri.

Pedro Taques se comprometeu a reforçar a estrutura da Empaer, viabilizando a contratação de todos os concursados, de acordo com a viabilidade orçamentária. José Roberto garantiu que escolherá para os cargos, na Empaer, apenas servidores de carreira. José Muvuca garantiu que tanto o presidente da Empaer quanto o secretário da Sedaf serão eleitos de forma direta, pelos trabalhadores da categoria. Lúdio Cabral se comprometeu a deixar de distribuir incentivos fiscais para os grandes lojistas do comércio e passar a aplicar estes recursos na agricultura familiar.

Bailão com Lúdio

Com animação do cantor e compositor Roberto Lucialdo e dos sambistas do grupo “Assassinos do Samba”, as comemorações dos 50 Anos da Empaer se estenderam até alta madrugada de terça-feira, em um bailão dos mais animados.

Com informações da assessoria da Empaer, da Secom MT da Assembléia Legislativa