Pular para o conteúdo

Sinterp

Empaer-MT indefere nome da vice-presidente para o Conselho Deliberativo e reacende suspeita de perseguição à luta sindical

Candidata se preparou com parecer favorável da PGE e aprovação de seu nome em assembleia geral por unanimidade

 

A diretoria da Empaer indeferiu (11/6) o nome da vice-presidente do Sinterp-MT Carla Sales Rodrigues Simões, para a eleição do Conselho Deliberativo da Empaer/MT, argumentando que “a candidata se encontra impedida pela vedação disposta no artigo 2.2, inciso i) Não exerça cargo em organização sindical, do Edital de Convocação das Eleições para representante dos Empregado no Conselho Deliberativo da Empaer/MT (DOE/MT 22/05/2025)”.

Colegas estranham que a negativa aconteça mesmo com o parecer favorável do Procurador do Estado de Mato Grosso Patrick de Araújo Ayala para participação, no qual afirma que “não há, no estatuto vigente da empresa pública consulente, disposição normativa que proíba que o trabalhador detentor de mandato classista seja elegível para participar de órgão de deliberação da empresa estatal estadual”, diz o parecer da PGE.

Além disso, o nome de Carla Simões foi respaldado pela aprovação na Assembleia Geral Extraordinária virtual por unanimidade no dia 5 de junho de 2025, conforme publicação  https://sinterpmt.org.br/edital-de-convocacao-de-assembleia-geral-extraordinaria-virtual-2/.

Diante disso, colegas demonstram profunda frustração no tocante à representação dos Empregados no Conselho Deliberativo da Empaer, reacendendo a suspeita de perseguição à luta sindical. Contudo, a luta continua, uma vez que o Sindicato recorrerá à Justiça.

13 de junho 2025