Governo não comparece a Audiência Pública e governo terá 48 horas para providências

Servidores do Sintap e Sinterp se revoltam com ausência de gestores do governo e sindicatos exigem resultados em dois dias

Alexandra Araújo/Sintap-MT

“Vamos dar 48 horas ao governo do estado para agir quanto às ‘urgências urgentíssimas’ do Indea-MT, no que tange à suplementação orçamentária para resolver estas questões, como também providências a serem tomadas sobre a reestruturação como um todo, deste órgão, bem como do Intermat, Sedraf e Empaer.” Este foi o encaminhamento da audiência pública realizada nesta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, sobre a reestruturação do sistema agrícola, agrário e pecuário. Ao final da reunião, os presidentes do Sintap-MT, Diany Dias, e do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto, discutiram estratégias futuras com os servidores presentes, caso o executivo estadual não dê resposta favorável às reivindicações das categorias.

O evento contou com a presença dos deputados José Domingos Fraga (PSD), Ademir Brunetto (PT), Wagner Ramos (PR), Dilmar D’al Bosco (DEM) e Ezequiel Fonseca (PP) que conduziu a audiência, além do gestor do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto também fez parte da mesa. Acompanhando a presidente do Sintap-MT, Diany Dias, sua equipe de delegados sindicais, bem como o assessor jurídico Carlos Eduardo Feguri. Também participaram da audiência outros representantes sindicais e demais entidades de classe, somando-se a um número relevante de servidores da Sedraf e suas vinculadas, Indea-MT, Intermat e Empaer.

Descaso – Ao término da audiência pública, a presidente do Sintap-MT foi mais uma vez com sua equipe de delegados do sindicato à secretaria estadual de administração, em busca de resposta quanto às reivindicações de reestruturação do sistema agrícola, agrário e pecuário. Nestas, foi acordado que as “urgências urgentíssimas” do Indea-MT teriam suplementação orçamentária imediata, porém, nenhuma providência foi tomada a respeito.

Diany Dias tem contatado a secretária adjunta da SAD, Ozenira de Souza, para exigir resposta sobre tais providências, e na reunião do dia anterior (10), foi assegurado que o secretário da pasta, Cesar Zilio, já estava com as demandas prontas, as quais seriam oficializadas no dia seguinte (11). Neste, a sub-secretária não atendeu alegando que o documento ainda não estava assinado por Zilio. “o prazo para resposta era o dia 10, na segunda-feira. A audiência no dia 11 terminou e ninguém do governo compareceu, o que é decepcionante. E quando fomos em busca de resultados, eles tem dado desculpas, seja de que já está pronto mas não está oficializado, ou de que ainda não está assinado; enfim, o fato é que estamos sem nenhum retorno”, protestou a gestora do Sintap.