Pular para o conteúdo

Sinterp

DEU NO EXPRESSO MT – Parceria entre poder público, Sicredi e produtores busca fortalecer agricultura familiar

 

 

 


Cooperação foi assinada durante evento voltado aos pequenos produtores rurais de Lucas do Rio Verde

Fortalecer a agricultura familiar e aproveitar o mercado consumidor de Lucas do Rio Verde. Com essa proposta, Prefeitura Municipal, Sicredi, entidades como Acilve e CDL e pequenos produtores rurais assinaram termo de cooperação que busca estabelecer mecanismos para ampliar a produção agrícola de pequena escala do município. O termo de cooperação foi assinado durante evento ocorrido na manhã desta segunda-feira na Fundação Rio Verde.

Durante a assinatura, foram apresentados dados estatísticos que mostram o nível de oportunidade que os pequenos produtores rurais têm para ocupar no mercado luverdense. Ao todo, são cerca de 130 famílias de produtores em cinco áreas de produção, contando os assentamentos rurais e as chácaras localizadas no entorno da cidade produzindo em cerca de 45 hectares. Hoje, a produção de pés de alface por semana alcance os 20 mil pés, quantidade que abastece o mercado interno. Entretanto, há outros produtos importados em sua totalidade, como a cenoura. Por semana, são adquiridos de outras regiões do Estado e do país cerca de 8 mil quilos.

Através do programa Cooperar e Crescer, desenvolvido pela Sicredi Ouro Verde em Mato Grosso desde 2009, pretende-se quebrar barreiras e estimular os produtores a manterem um nível de produtividade que garanta o fornecimento aos supermercados e mercearias de Lucas durante boa parte do ano. “O que se percebe é que temos uma demanda forte e a produção está aquém dessa demanda. Então há um espaço, uma oportunidade e nós temos que explorar bem isso”, destacou o prefeito em exercício, Miguel Vaz Ribeiro. O gestor lembrou que as escolas municipais já são abastecidas com produtos da agricultura familiar e adiantou que, com a construção do Restaurante do Trabalhador será ampliada a aquisição junto aos pequenos produtores.

O presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Techio, comentou que o programa tem por objetivo incentivar, motivar e apoiar os agentes envolvidos no processo, nesse caso, os produtores rurais. Atualmente, o Cooperar e Crescer é desenvolvido em quatro municípios e tem trazido resultados bastante interessantes. “Hoje nós temos 30 pequenas agroindústrias funcionando dentro do programa e temos mais 20 para ser inaugurada nos próximos dias, onde o programa está sendo implementado”, explicou.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Luciane Coppeti, um levantamento feito cinco anos atrás mostrou que o nível de produção da época não registrou grandes avanços, apesar de o índice populacional ter aumentado durante o período. “Os números continuam crescendo com relação a demanda. E a oferta, muito lentamente”, pondera Coppeti.

Além de apontar os gargalos, a secretária cita que é possível organizar o setor produtivo, qualificando o trabalhador para ampliar sua participação no mercado, gerando inclusive, novas frentes de trabalho. “Não é proibido ganhar dinheiro com essa atividade e que ela deixe de ser uma atividade de subsistência, que possa ser uma atividade extremamente lucrativa e as pessoas possam realizar seus sonhos da atividade de produção de hortifrutigranjeiros”, arrematou.

Fonte: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery