O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SEAF e Empaer realizou um evento no Campo Experimental da Empaer no munícipio de Tangará da Serra, onde adquiriu via processo licitatório 170 mil mudas de laranjas, limão e ponkan, com a finalidade de atender agricultores familiares de vários municípios.
Constatou-se aparentemente, que as mudas são de boa qualidade atendendo aos critérios fitossanitários da cultura. Como alerta, ressaltamos a necessidade de um planejamento estratégico objetivando a consolidação de polos de produção das culturas adquiridas e que serão ofertadas aos agricultores familiares dos municípios contemplados.
O estado de Mato Grosso possui várias regiões com um potencial excepcional (condições edafoclimáticas) para a implantação de polos de produção da citricultura.
Essas quantidades de mudas com um plantio médio de 7x5m totalizam uma área plantada em potencial de aproximadamente 600 hectares. A estratégia de distribuição das mudas, pulverizando sua distribuição em diversos municípios, em pequenas quantidades, oportunizará a melhoria da alimentação das famílias através da diversificação, porém não impactará na produção comercial, pois não terá escala, regularidade e qualidade padronizada que o mercado exige.
O Sinterp-MT e a comunidade técnica de Mato Grosso questionam a continuidade da aplicação dos recursos na agricultura familiar de forma assistencialista sem a definição de Programas Estaduais de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas.
Diversos projetos foram iniciados e recursos aplicados sem atender a real demanda da agricultura familiar e do mercado estadual, fragilizando cada vez mais a agricultura familiar e a produção para abastecimento interno.