Em reunião que manteve nesta terça-feira, 13 de agosto, com os sindicalistas do compõem o Fórum Sindical, o secretário de Administração de Mato Grosso, advogado Francisco Faiad, garantiu que o projeto de reestruturação do MT Saúde que pretende encaminhar para análise e votação na Assembleia Legislativa contempla, em todo o seu teor, a proposta que foi encaminhada àquela secretaria pelo Fórum Sindical.
“Não existe outro projeto que não seja o seu” – disse Faiad, em resposta a um questionamento do coordenador do Fórum Sindical, sindicalista Gilmar Brunetto, que é também presidente do Sinterp (Sindicato dos Trabalhadores da Empaer). (Veja no vídeo)
Pela proposta, o MT Saúde passa a ter autonomia administrativa e financeira e a contar com a participação de representantes dos servidores, indicados pelo Fórum Sindical, na composição de seus conselhos de administração e fiscal. O projeto também extingue os cargos comissionados, à exceção do cargo de presidente, passando todos os demais a serem ocupados por servidores de carreira. Os planos, que atualmente são familiares passam a ser individuais e por faixa salariais e etárias. O Governo do Estado, pela proposta, terá reduzida a sua participação na sustentação do plano de saúde, passando a cobrir apenas 30% das despesas.