Pular para o conteúdo

Sinterp

Reestruturação volta à pauta.

 

Do DIÁRIO DE CUIABÁ

A reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) deve voltar a ser discutida na esfera pública em Mato Grosso. A pretensão é do novo secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio. 

O chefe da Pasta realizou uma reunião com técnicos, no último dia 16, com o objetivo de traçar metas que visem melhorias para o órgão. “A Empaer é o olho de tudo. O que a secretaria decide é ela que executa”, pontua Alécio. 

Entre as ações que devem ser tomadas daqui em diante está a conclusão da nova sede. Segundo o secretário, a previsão é que o prédio, que é construído anexo à Sedraf, esteja em funcionamento já em setembro, quando o órgão completa 50 anos. 

Alécio, no entanto, admite que o tempo para a execução da obra é curto, já que o governo Silval Barbosa (PMDB) se encerra neste ano. “Vamos fazer o possível para entregar antes de sairmos do governo”, garante. 

Criada em 1964, a Empaer parece ter sido perdida aos olhos do Poder Púbico. Pelo menos é o que sustenta Gilmar Brunetto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Sinterp). 

Para ele, a redução gradativa de servidores ao longo dos anos é reflexo da falta de preocupação vigente. 

“A Empaer tem uma forte missão: contribuir para sucessão da agricultura familiar, ou seja, que filhos e filhas sucedam os pais no campo. O problema é que houve uma grave falha de gestão. A face política atrapalhou e resultou na ausência de orçamento”, avalia Brunetto. 

Apesar das críticas, o sindicalista é otimista quanto ao futuro. Diz estar confiante de que, nas próximas semanas, seja lançado o edital para um concurso público. “Melhorando a estrutura de pessoal e investindo mais recursos ali, temos certeza que as coisas começarão a caminhar melhor”, acredita. 

A questão da reestruturação da Empaer foi trazida pelo suplente de deputado Cândido Teles (PSB), em outubro do ano passado, em sessão plenária na Assembleia Legislativa (AL). 

“O governo do Estado precisa promover a reforma para uma oxigenação da Empaer. São necessárias novas contratações e uma reestruturação. Temos que transformar esta entidade em uma mola propulsora para o crescimento da pequena e média agricultura em Mato Grosso”, disse o parlamentar à época. (TP)