Sintap e Sinterp não foram atendidos na Casa Civil após convite para negociação

Após duas horas de espera, os sindicalistas desistiram de aguardar o chefe da casa, que estava reunido com o governador

Alexandra Araújo/Sintap-MT

“Hoje nós fomos convidados a negociar com o governo, e tomamos um ‘chá de cadeira’, com mais de duas horas de espera. Isso é, no mínimo, um desrespeito com o servidor público e os deputados da Assembleia Legislativa.” O protesto veio da presidente Sintap-MT, Diany Dias, que junto com sua equipe de delegados, bem como o presidente do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto, e outros representantes do sistema agrícola, agrário e pecuário, estiveram na Casa Civil, nesta quarta-feira (12), a convite do assessor da casa, Benedito Pinto. Conforme informações, a solicitação para negociação partiu do deputado Ezequiel Fonseca (PP), que ontem conduziu a audiência pública, e em nome dos legisladores presentes, pediu um prazo de 48 horas para negociar com o governo.

Conforme a presidente, o assessor Benedito Pinto, ligou em seu celular, solicitando que o sindicato estivesse na Casa Civil nesta às 16:00, e os representantes sindicais ultrapassaram as 18:00 de espera. De acordo com funcionários do Palácio, o chefe da casa, José Lacerda estaria reunido com o governador Silval Barbosa. “O prazo foi dado ao governo, e o interesse é deles, portanto, vamos aguardar que marquem outro horário; e esperamos que em 48 horas os gestores do estado apresentem soluções para a crítica situação do sistema agrícola, agrário e pecuário, ao menos às “urgências urgentíssimas”, que foi acordado e o prazo já venceu”, afirmou Diany.

“Nós ficamos surpresos, porque a reunião não foi solicitada por nós, mas pela AL, e nós estávamos lá trinta minutos antes do horário estipulado”, comentou o presidente do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto, mostrando-se frustrado com a postura desrespeitosa dos gestores do governo do estado, e complementou que o prazo estipulado na audiência pública se mantém, para as devidas soluções a respeito do tema.

Nova ligação – Desta vez quem recebeu a ligação foi o presidente do Sinterp-MT, Gilmar Brunetto, meia hora após a saída dos representantes sindicais da recepção da Casa Civil. Conforme o sindicalista, o chefe da casa, José Lacerda, ligou remarcando o horário, o qual ficou determinado para as 16;00 desta quinta-feira (13). “Ele explicou que estava despachando com o governador, e se desculpou pelo incidente”, afirmou o presidente do Sinterp-MT.

(Atualizada às 18:42)