Sinterp-MT é contra a venda de áreas da pesquisa e fomento da Empaer-MT

Em pauta venda de patrimônio e enxugamento do quadro de pessoal

A reunião do Conselho Deliberativo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural – Empaer-MT, realizada em 23/5 pôs em pauta a venda de patrimônio, desativação de alguns centros, enxugamento da folha de pessoal, acordo coletivo, entre outras intenções do governo.

Parte do patrimônio da área de pesquisa da Empresa já foi colocada à venda e a ordem é exonerar empregados. Os imóveis que estão indo a leilão foram conquistados nos governos anteriores (1964), e equipamentos adquiridos especialmente no governo Júlio Campos (1983), com recursos do Polonoroeste.

A proposta do governo Mauro Mendes é desativar os campos experimentais dos municípios de Acorizal, Livramento, Rosário Oeste, Tangará da Serra (este está em andamento uma parceria com a Prefeitura), os centros de pesquisas regionais dos municípios de Várzea Grande, Cáceres, Sinop, e dos campos experimentais dos municípios de Quatro Marcos e Juína.

A respeito do Acordo Coletivo 2024/2025 foi aprovado, mas ficou pendente o item do vale alimentação porque provoca impacto financeiro na folha.

Posição do Sinterp-MT

O Sindicato não concorda com esse desmonte da Empresa pioneira, respeitada nas áreas de pesquisa, assistência e extensão rural, e vai lutar, com apoio dos deputados estaduais, agricultores familiares e a sociedade. “Nós vamos fazer tudo para salvar os campos de Rosário Oeste, centros de pesquisas de Sinop, Cáceres, o regional de Várzea Grande e os escritórios municipais”, disse o presidente Gilmar Antônio Brunetto, do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso.

O Conselho deliberou para ficar parte das áreas de Sinop e Tangará.

O sindicato destaca que a pesquisa precisa de mais profissionais especializado, visto que a agricultura familiar há muito tempo está fragilizada e precisa de pessoal.

Hoje o presidente do Sindicato conversou com o ministro do MAPA, Carlos Fávaro que garantiu que uma unidade da Empresa Brasileira de Agropecuária – Embrapa será instalada na Baixada Cuiabana, o que beneficiará muito a região e todo o Estado de Mato Grosso.

Integra da reunião do Conselho Deliberativo da Empaer-MT

Ata da Reunião do Conselho Deliberativo da Empaer 23.05.2024