Sinterp-MT pede cancelamento do leilão de parte do Campus Experimental da Empaer-MT em Tangará da Serra

O lance inicial é de R$ 18.750.000,00

Trata-se da área que abriga parte do Campus Experimental da Empaer-MT no município de Tangará da Serra. Imóvel rural com 149,27 hectares, localizado próximo da MT 358, e do aeroporto regional da cidade, e de propriedade da EMPAER – Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

O Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso – Sinterp-MT é contra a venda desta área porque é um espigão com formação de duas nascentes de água, podendo no futuro dependendo do uso contaminar essas fontes hídricas, por isso, solicita o cancelamento do leilão, marcado para o dia 6 de maio de 2024.

A área possui importância imensurável nos trabalhos de pesquisa e transferência de tecnologias voltadas ao desenvolvimento das atividades agropecuárias do Estado de Mato Grosso, sobretudo da Agricultura Familiar. Tal ação configura uma tentativa de desconstrução da estrutura da EMPAER-MT e de sua atuação no fomento de mudas, sementes básicas e na geração e transferência de tecnologias para a Agricultura Familiar da região de Tangará da Serra. Ainda, presenciamos uma desvalorização anormal do imóvel, na qual foi estabelecido lance inicial de R$ 18.750.000,00, bem abaixo da cotação de mercado naquela região que é em torno de R$ 200 mil por hectare, o que resultaria em um valor inicial de R$ 29.854.000,00.

De acordo com o presidente do Sinterp-MT, Gilmar Antônio Brunetto, se a Empaer der condições de trabalho, o Campus Experimental de Tangará da Serra tem condições de produzir milho, sementes básicas de cultivar e variedades.

Basta dar condições para produzir por safra 18 mil bolsas de 20 kg X R$250,00= R$ 4.500.000,00 por safra, ou seja, em 4 anos já teria o valor da venda. Isto com sementes convencionais sem transgenia. Sem moléculas de defensivos. Melhor para meio ambiente milho transgênicos valor da bolsa de 20 kg em torno de R$700.

Estamos colocando 50% para sementes, os outros 50% paga todo custo de produção vendendo comercialmente feijão produzindo 1500 kg/ hactares X 145 hectares R$217 mil kg 200.000 X 14,00 preço do kg= R$2.800.000,00.

Pelas razões mencionadas acima, o Sinterp-MT não concorda com a venda deste e dos Campi de Pesquisas de Sinop e Cáceres e dos Campos Experimentais de Tangará de Serra e Rosário Oeste pertencentes à EMPAER-MT, como tentativa de fragilizar sua atuação no Estado de Mato Grosso, onde a Agricultura Familiar necessita do fomento e geração de tecnologias para melhoria de seus cultivos e criações.

Cecília Gonçalves

Assessoria do Sinterp-MT